domingo, 22 de agosto de 2010

CALAMA/ATACAMA/SALTA

Saímos de Calama as 8hs e paramos em San Pedro de Atacama para abastecer pois la em cima da Cordilheira nao tem gasolina.Fizemos a Aduana e subimos por volta de 10,30.O dia estava lindo ,céu azul,sem uma nuvem,temperatura oscilou entre 4 e 12 graus.Nada demais,nao precisamos nem usar nossa jaqueta elétrica,nosso equipamento normal segurou bem o frio.
Essa regiao é muito bonita e única no mundo,nao tem nada parecido,recomendo uma visita a San Pedro do Atacama,conhecer o Geiser do Tatio,O Vale da Lua,os Salares,as Lagunas Altiplanas com os Flamingos ...nao precisa vir de moto,podem pegar um voo para Santiago com conexao para Calama,é rapidinho.Podem ficar no Explora Atacama ou em pousadas no centro,sao mais acessiveis e charmosas.A travessia do Paso de Jama é um capítulo a parte.O visual com um dia desses é indescritível,só vivendo isso mesmo.Montanhas de tons de marron os mais diversos,formaçoes de gelo ainda,agua da neve derretida formando pequenos lagos ,lhamas e guanacos cruzando a estrada,formam uma paisagem incrivel.Logo após a saida de Atacama ja se comeca subir de uma altitude de 2.500ms e vai subindo subindo ate alcancar cerca de 4.800.O ar rarefeito vai deixando seus reflexos na moto,pelo problema da mistura ar/combustivel e na gente,que vai tendo dificuldade de respirar.Do outo lado,no inicio da descida,a 4.200ms é a Aduana Argentina.Voce desce da moto e comeca a andar,parece que as botas sao de chumbo e o esforco torna-se mais intenso.Em funcao do Mercosul os tramites foram rapidos.Descemos até S.S.Jujuy e paramos para abastecer quando apareceu um grupo de uns 10 motoqueiros.Conversa pra ca pergunta de lá um deles perguntou onde iriamos,se sabiamos o caminho e acho que como estavam loucos pra arrumar um motivo pra andar de moto resolveram escoltar-nos até o hotel que iamos ficar em Salta e viemos com esse bando de argentinos.Como nao tinhamos GPS da Argentina essa escolta valeu como um.Motoqueiros é assim...
Bom,agora é só estrada pra chegar em casa.Vamos ver se vamos ter tempo de fazer umas consideracoes finais sobre a viagem.Abracos a todos,obrigado pela força mais uma vez,que com sua participacao,cada qual a sua maneira nos incentivou a prosseguir nessa maratona motociclistica.

13 comentários:

  1. O Levy nesse relato dele, parece agente de turismo informando as belezas do lugar.
    O cara tem esse dom mesmo.
    Bem, depois desse tempo todo andando de moto pelo mundo, só faltam: Corrientes - Posadas - Puerto Iguazú - Fóz do Iguaçú - Matelândia - Marilia e finalmente a terra desejada e prometida, Rio de Janeiro.
    É dura essa vida de andarilho motorizado...
    Os velocimetros das motos devem estar marcando uns 35.000 kms.
    Razoável para quem gosta de andar de moto.
    Levy e Márcio, a Turma do Gula Gula estão aguardando suas chegadas.
    Até breve.

    ResponderExcluir
  2. O TESOURO CHAMADO FAMÍLIA
    Certo dia, o dono de um pequeno comércio abordou na rua seu amigo, o poeta Olavo Bilac:
    Sr. Bilac, estou precisando vender meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que poderia redigir para mim um anúncio para o jornal ?
    Olavo Bilac apanhou lápis e papel, e escreveu:
    "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e plácidas águas de um lindo ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes nas varandas."
    Alguns meses depois, o poeta encontrou-se com o comerciante e perguntou se ele já havia vendido o sítio:
    Nem pensei mais nisso - disse o homem. - Depois que li o anúncio é que percebi a maravilha, o tesouro que tinha.!
    Às vezes, não percebemos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros. E, não damos o devido valor ao maior dos tesouros que temos nesta vida - a nossa família. Que tenhamos isto em mente e no coração - Nossa família é nossa maior riqueza !
    Parabéns!!! Feliz Aniversário !!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom, hoje o aniversário é do Levy, mas quem ganhou o presente foram os seguidores.
    Depois dessa descrição da travessia por Atacama e a cordilheira, meu dia começa mais tranquilo e otimista.
    Indo além, lembrando de seus relatos desde o começo, das pessoas com quem encontrou, de tanta gente que ofereceu ajuda desinteressada, das alegrias compartilhadas, tudo isso nos faz acreditar em um mundo melhor e mais fraterno.
    Quem vive prá valer, seguindo seus sonhos, com simplicidade e sem barulho (fora o ronco do motor), distribui bons exemplos pelo mundo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabens e muita saude.

    ResponderExcluir
  6. Levy, parabéns!! Muita saúde, amor, paz e a companhia dos entes queridos! Abraços. Bila

    ResponderExcluir
  7. Oieeee Levyssss,
    Parabens, paz, nem preciso te desejar saude pq depois de 3 meses em cima de uma moto já deu pra ver que vc tem uma saude de ferro!! hahahaha.Como vc aguentou hein???!!!
    Volta logo que estamos todos morrendo de saudades!! Um beijo grande da sua cunhadinha preferida, Nanda

    ResponderExcluir
  8. Oie, que saudade de voce!
    Tudo certo por ai?
    Éééé, o carinha tá ficando mais velho *-*
    PARABEEEEEENS, tudo de bom, muita felicidade, saude, paz, alegria, dindin (que toooodo mundo precisa né? isduahhdusa)... enfim, voce sabe o quanto eu gosto de voce e o quanto eu desejo que voce seja FELIZ!
    beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Magrelo querido, tá acabando...
    tá chegando... Que bom, fico feliz e orgulhosa por vc. Parabéns, saúde muita, alegrias mís e como na "velha canção": I wish you love !!
    Beijo
    Tera

    ResponderExcluir
  10. Levy, super parabens. Temos acompanhado super felizes esta sua realização. Torcemos, como se precisasse, para tudo dar certo e agora tá chegando ao fim. Super parabens e felicidades pelo aniversário, o maior presente tenho certeza foi a viagem. Abs e bjs de todos aqui.Claudia, Juliana, Ana e Eu.

    ResponderExcluir
  11. Querido amigo, parabéns por este dia. Que você seja muito feliz e que consiga realizar tantos outros sonhos ao longo de sua vida.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Levy, pelo aniversário e pela viagem. Essa comemoração vai se estender até o fim de semana. É comemorar na Argentina, em Marília, no Rio... Tem torcida no mundo todo. O clube de motoqueiros na Rússia deu força, a caravana argentina também apoiou, até a tartaruga apareceu lá na Costa Rica para saudar a dupla.
    Espero que o dia do seu aniversário tenha sido com tempo tão bom como o que vocês curtiram no Atacama. Ficamos aqui com água na boca imaginando o visual.
    Tá chegando , mas tem que manter o alerta, não pode baixar a guarda.
    Enquanto o mundo gira e a Lusitana roda, a torcida espera pela chegada vitoriosa dos malucociclistas.

    Um grande abraço aos dois.

    Torcendo aqui do Recife, Edu/Fátima.

    ResponderExcluir
  13. Parabens Magrelo pelo seu aniversário e por ter realizado este sonho.De um grande abraço no Marcio que deve ter sido um grande companheiro.Os SHARKS estão super orgulhosos de ter um amigo como voce e pode ter certeza que o CORISCO teria ficado super feliz tambem.

    Abraços, Guiga e Cidinha

    ResponderExcluir