segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RESISTENCIA

De Salta a Resistencia foram 820kms praticamente de reta pela Provincia do Chaco,uma zona seca e sem nada pra ver,só estrada mesmo.Acho que daqui pra frente vai ser isso.Amanha devemos entrar por Foz e dormir em Matelandia,que fica entre Foz e Cascavel,no hotel de nosso amigo Joao Batista,que nos ajudou muito com suas dicas e opinioes ja que ele e um amigo de Curitiba fizeram mais ou menos esse roteiro no ano passado.
Gostaria entao de deixar registrado aqui meu agradecimento de coraçao a todos que acompanharam e participaram dessa jornada:à Renata minha filha que contribuiu criando esse blog, a quem eu quero dizer que eu sempre cumpro o que prometo:prometi a ela,que estava aflita,(parecia na cara dela quando se despediu de mim em frente de casa que eu estava indo para a guerra)que ia voltar e sem um arranhao e estou cumprindo:5a.f estou em casa se Deus quiser.As minhas filhas Marina e Marília que tambem muito me incentivaram e deram a maior força pra eu ir em frente com esse projeto,a Paula que tambem participou ativamente incentivando e agitando,os amigos Kothy,Christian e Escorse que nos ajudaram muito no Galeao pra embarcar as motos,ao Vitor Braga que nos conseguiu os mapas de GPS da Russia,EUA,Europa e Peru que quebraram o maior galho,ao Joao Batista pelas dicas e conselhos,a Silvia que fez todo o trabalho de colocar as fotos no blog,criar as pastas,etc...Vincent e Caroline,em Paris que nos cederam a garagem,nos levaram pra jantar e que bolo de chocolate!... todos os amigos que fizemos pelo caminho ,o Zhenia e Olesia em Moscow,que foram nossa base de apoio na Russia toda,ao Vasily nosso amigo de Vladivostok pela ajuda e hospitalidade em sua casa,o Anatole em Krasnoyarsk,que reuniu toda sua turma num jantar conosco,ao Arnaldo Cotia pelas suas aulas de russo,sem as quais teriamos ficado perdido nas placas no meio da Siberia, enfim todos que nos ajudaram diretamente e a voces todos que participaram com seus comentarios,apoiando,incentivando,brincando(né Edu),mas com isso me estimulando a continuar escrevendo diariamente mesmo cansado até de madrugada sabendo que tinha que acordar as 6 da manha seguinte e hoje poder ter esse registro diario dessa grande jornada pelo mundo.Até aqui foram 28.500kms e acredito que deve fechar em mais de 31.000 até o Rio,cruzamos 23 países em 3 continentes,enfrentamos tudo aquilo que nos alertaram(e assustaram),máfia russa,criminosos e bebados e estradas horrorosas na Siberia,violencia dos narcotraficantes no Mexico,na America Central,na Colombia,no Peru,enfim como eu ja disse,se fossemos escutar e pensar nisso nao teríamos saído de casa.
A motivaçao inicial sem duvida foi o desafio,o espirito de aventura,a vontade de ir longe pra poder andar bastante de moto,mas sem duvida acaba sendo tambem uma viagem de autoconhecimento,pois de 70 dias que deve ser o total que demoramos para fazer essa Volta ao Mundo,acredito que 80% ou 56 dias,em media 10 horas por dia, dá um total de 560 horas em cima de uma moto,pensando,refletindo em tudo.
O que vem assim de imedato como reflexao pode parecer coisa de frases feitas,(Yes,we can)mas é uma grande verdade e eu experimentei isso na pratica:tudo é possivel se realmente tivermos a vontade , a determinaçao e a coragem de ir em frente,nao às cegas,mas com planejamento,organização e eficiência.
Em segundo vem a constatação de que o bicho é sempre mais feio do que parece,ou seja,depois que voce está vivenciando aquilo que parecia ser perigoso,dificil,assustador,percebe que todos esses sentimentos fazem parte da incerteza do desconhecido,da ansiedade do que vai enfrentar,ou seja,fabricado dentro de nós pelo nosso imaginário,nao pela realidade.A Russia por ex. tem um povo amistoso,cooperativo,caloroso.Mexico,El Salvador,Honduras,Nicaragua, Costa Rica,Panama,Colombia,Equador,Peru tem problemas de violencia?Claro,mas nada diferente do RJ ou SP,cruzamos todos esse paises e nao vimos nada que justificasse essa preocupaçao.
Penso que dá para fazer uma analogia disso para o resto dos temas da vida:muitas vezes deixamos de fazer algo que queremos muito,imobilizados pelo medo imaginário,pela bola de neve que vai aumentando em nossa cabeça quando começamos imaginar o que pode acontecer se dermos tal passo.
Quero deixar meu incentivo entao a todos que tem um sonho,um projeto,uma idéia que coloquem em pratica,planejem,organizem e façam,deixem os fantasmas(a Sibéria) para trás e vão em frente com a cara e a coragem como eu fui.
Outro fato importante que aconteceu comigo foi o encontro com a fé.Sim,porque de todos esses "perigos"que citei,o maior foi o que nao citei,que tem a ver com as forças da Natureza,pois essas nao podemos controlar,os fenomenos naturais,chuvas pesadas,inundacões,desmoronamentos,tempestades.Vale lembrar que enfrentamos tudo isso de moto,sem proteçao alguma,em lugares desconhecidos e longinquos.Nesses momentos,como a inundaçao e desmoronamentos nas estradas em Honduras nao tem jeito,voce tem que acreditar e pedir proteçao a uma Força Maior.Houve varios momentos e situacões críticas que somente com essa crença de que poderia pedir e contar com uma protecão maior do que tudo aquilo que nos apresentava,dava o conforto e a segurança de ir em frente.
Para mim essa viagem acabou sendo tambem o coroamento de um momento de grande completude no ambito pessoal, a nível tanto de equilibrio emocional , afetivo e espiritual,reflexo de uma busca árdua e contínua do conhecimento de si mesmo.
Divido com voces todos entao minhas frases favoritas:

Conhece-te a ti mesmo - Sócrates

Enquanto nao fizeres do seu insconsciente,consciente,ele vai te dominar e é a isso que chamam de Destino- Carl Yung

Se voce procurar se conhecer e sempre se melhorar como pessoa,pode ser que seja feliz ainda nessa vida. -LML

Acho que sou um privilegiado,pois consegui....

18 comentários:

  1. Vou tentar ir a Marilia na quarta feira dar um abraço em voces

    Guiga

    ResponderExcluir
  2. Pai, fica dificil dizer alguma coisa depois de ler o que voce escreveu... aumentou a minha certeza de que eu tambem sou uma privilegiada por ter voce na minha vida!
    Obrigada por mais uma vez ser o exemplo a seguir.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Levy,
    Depois desse seu relato altamente profundo, todos nós temos que parar para pensar em muitas coisas em nossas vidas, que já aconteceram, ou ainda não, até por falta de vontade, de medo, e outras coisas mais.
    A realização do seu projeto, nos deixa mais incentivado à irmos de encontro aos nossos sonhos.
    Todos nós temos os nossos sonhos, não importa o tamanho. Mas as vezes, por falta de incentivo e vontade de realizá-los, vamos deixando de lado.
    Posso te dizer isso com muita franqueza, pois acabo de realizar um dos meus sonhos...
    Cruzar a linha do Círculo Àrtico foi uma experiencia indescritivel. Subir e descer a Cordilheira dos Andes mais de uma vez, sem comentários...
    Não podemos nos esquecer jamais, a parceria
    com os nossos amigos, que nos apoiam, que nos ouvem, e que acabam sendo nossas bengalas da vida e de nossas viagens. E que nos estimulam à seguir em frente, superando nossas dificuldades, como é o caso do seu companheiro inseparável Márcio.
    Jamais estaremos desamparados sem a nossa fé em DEUS, e com a proteção infálivel dele.
    Que venham novas aventuras motociclisticas...
    Do teu amigo Scotman.

    ResponderExcluir
  4. Estou sem palavras após ler este depoimento!!!!
    Ficamos muito felizes por tudo ter dado certo, por terem consguido completar esta "façanha" que pouqíssimos tem coragem de fazer e, principalmente, pela experiência de vida e sabedoria adquirida nesta vaigem!!!
    Que Deus os proteja !!! Estamos com saudades!!! bjs Ana e Mauricio

    ResponderExcluir
  5. Valeu pessoal. Cheguem logo pois já estamos com saudade. Teremos muito o que conversar e os almoços aqui em Ipanema vão se prolongar por muito tempo ouvindo as estórias d vcs. Vcs demoraram tanto que até o fluminense já é lider do Brasileirão...
    Bem já que vcs estão quase aqui na esquina, tragam um pãozinho bem quentinho para tomarmos com café.
    até breve, Ernani

    ResponderExcluir
  6. Um belo incentivo para quem quer sair de "sua zona de conforto" e partir para novas experiências. Um abração. Bila

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a preferida! Eu sou a preferida! Eu sou a preferidaaaaaaaa!
    Pai, chega LOGO! Estamos morrendo de saudades :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Seu texto foi muito interessante, por isso me levou a mais de um comentário: acabo de ler na internet que está havendo um movimento idealizado por jovens, em S.Paulo, denominado "São Paulo para paulista", que estimula a xenofobia na capital paulista. Este movimento vai de encontro a tudo que você escreveu. Pelo que apreendi, quanto mais construímos conceitos, a partir de "leituras", reflexões, experiências, mais no despimos de preconceitos. Triste o jovem que quer se fortalecer exterminando o outro, especialmente, o diferente. Ele não sabe que "é no outro que encontramos nossa humanidade". Um abração. Por aqui encerro minha passagem por este blog. Bem vindo ao aconchego de todos os seus entes queridos!!!

    ResponderExcluir
  9. Assinatura: Bila(esqueci)

    ResponderExcluir
  10. Fala Viadão,
    A vitoria dessa viagem foi um belo presente de aniversario. Tragam as crianças pra casa. Estamos aguardando voce e o Marcio em Marilia para um Chopinho merecido.Abração,
    Jamela

    ResponderExcluir
  11. Levy,vai ser difícil escrever tão bonito e detalhado como vc fez, mas vou tentar colocar aqui o que estou sentindo.

    No começo da viagem eu disse que a d. Zezé e sr. Anibal estariam orgulhosos de vc estar realizando mais um sonho.Agora a felicidade deles deve estar em dobro, pois além de vc ter realizado esse sonho, vc pode demonstrar a garra e a determinação que aprendeu tbm com eles(apesar de ser muito seu ) ,e ninguém melhor que a gente pra saber disso, né?
    Quero aproveitar e agradecer esse seu modo de ser e que todos os seus seguidores tenham realmente a certeza de quem vc é.
    Outra coisa que nos foi ensinado era nunca perder a Fè e acreditar sempre em Deus, que a gente fazendo o que era certo Ele iria nos ajudar sempre.E nessa escola vc tirou 10 em todas as matérias.
    Mesmo a gente não se falando todos os dias,(mesmo qdo vc está em casa), sabemos do bem querer,o carinho, a preocupação,o amor que tbm aprendemos com "nossos mestres".
    Tenho sorte em ter irmãos tão determinados. Tenho aqui em casa alguém que está demonstrando a mesma garra e determinação.
    bjs, continuem uma boa viagem,que Deus continue protegendo e guiando vcs...

    ... e cheguem logo, quero comer pizza do Chapplin.rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  12. Levy querido amigo
    Você conseguiu! Essa viagem de sonhos e pesadelos me comoveram. Além do mais, seus textos fizeram crescer ainda mais minha admiração por você. Bem-vindo!
    Um beijo com carinho
    Nani

    ResponderExcluir
  13. Fala Magrelo

    Se tivesse acelarado um pouco mais teria passado aniversario em Marilia,foi por pouco Parabens.
    Parabens tambem pela conquista de seu sonho.

    Tonhão

    ResponderExcluir
  14. Muito bem, mas é só olhar o mapa e ver que dá para fazer outra viagem volta ao mundo por outros caminhos!!!!
    O negócio é descansar e partir para outra.
    Abraços
    Mário

    ResponderExcluir
  15. Querido amigo!!!!!
    Neste momento em que escrevemos, vc ,o Marcio e todos os nossos amigos devem estar juntos e
    curtindo demais esse encontro.Que emoção, hein!!!!!Estamos muito felizes por vc ter compartilhado conosco esta aventura, dia a dia,atraves de relatos, fotos ,e principalmente "como" tudo foi escrito.Dava
    pra sentir!!! Um abração e esperamos ve-lo em breve.

    ResponderExcluir
  16. Grande Zé Carioca !!Já estou priorizando aqui qual dos meus sonhos será o primeiro a se concretizar ... como andar de moto não é meu forte, a lista trata de assuntos um pouco diferentes ... rs. Mas que tenham um ótimo resto de viagem e como Jaguariúna tá no caminho, fiquem a vontade caso queiram parar prá tomar um chopp (café é prá quem não trabalha na Ambev ... hehe). Abraços, Eduardo.

    ResponderExcluir
  17. Prezados amigos,
    Estou muito contente que vocês conseguiram chegar a Calama desde Arequipa numa só jormada. Lamento que não tenhamos podido compartilhar mais com vocês, mas tínhamos grande apuro por chegar cedo a Arica antes das 4 da tarde. Uma saudação afetuosa das BMW chilenas com quem compartilhamos o trajeto de Arequipa à fronteira com Chile (Alfonso Matta e Oscar Baeza)

    ResponderExcluir
  18. 27/08/2010. Seguindo o cronograma dos motonautas blogueiros, já devem estar em casa.
    Muito legal o relatório semifinal do blog, mas tem o trecho festivo da chegada que os blogueiros motonautas não podem sonegar para a torcida. Tem que contar para quem acompanha a jornada desde junho como foi a comemoração em Marília e a chegada no Rio, ponto final dessa aventura e começo da próxima.
    A mensagem é: conheça a si próprio e procure melhorar. Entendido.
    Essa dupla não é mole, vai acabar mais famosa do que Batmam e Robin, Gordro e o Magro, D Quixote e S Pança...
    Valeu Márcio e Levy. Parabéns pela grande aventura e pelo sucesso. Dividimos com vocês um pouco dessa conquista.

    Direto do aeroporto de Recife,

    Edu/Fátima.

    ResponderExcluir