segunda-feira, 12 de julho de 2010

KRASNOYARSK

Saimos de Omsk por volta de 9hs,no incio o mesmo,caminhoes,estrada ruim,mas depois tudo foi melhorando e parecia que ia render,mas comecou chover e o GPS comecou dar uns loops e se perder e pra piorar a estrada comecou a passar por varias cidades pequenas,mas sem sinalizacao nenhuma ,com varios trevos e o jeito foi ir perguntando(em russo claro).O negocio nao era perguntar "Eta Daróga V Krasnoyarsk?" O problema era que,aí eu sabia que a coisa ia complicar,quando respondiam algo mais do que "PRIAMA",(que quer dizer va em frente),aí eu sabia que a coisa era enrolada e parava logo adiante pra perguntar de novo,até ouvir só Priama,Priama,aí sabia que era só ir em frente...Chegamos por volta de 21hs pois ainda pegamos um rush de chegada de fim de semana uns 20kms antes da cidade.Hotel,banho e cama.
Krasnoyarsk é muito grande,fica a beira do rio Yanisey,um dos maiores da Russia,nasce nos Urais e corre até o Artico,existe inclusive excursoes de navio que partem daqui para o Artico.Economia a base do petroleo e metais,muitas BMWs e carros caros na rua.
A cidade como as outras fervilha de carros e obras,ruas,predios,obra em tudo e transito caótico.
Fomos a BMW e super bem atendidos.Minha moto era valvula mesmo,pelo que eu entendi era um parafuso meio quebrado que nao deu aperto e as valvulas soltas batiam fazendo ruido.Agora a Unstopable tá um relogio de novo. A do Marcio só trocaram oleo,filtro mas a central do ABS nada,mas tudo bem,vamos assim mesmo.Lá na BMW conhecemos o Anatole,um russo muito parecido com o SKAVUSRKA! da Claro,só que bem mais novo,uns 40 anos, que ficou nosso amigao.Ele tem a maior X5 zero,uma Adventure igual a minha e uma S1000RR da BMW tambem novinha.O cara nos levou pro CarWash lavar as motos imundas,esperou la,alem de trazer os pneus offroad que compramos pra trocar em Chita,onde comecamos pegar os 2.000kms de terra.Nos deixou no hotel e disse que as 20hs vem nos buscar pra levar pra jantar.É impressionante a hospitalidade desse povo quando voce consegue se comunicar.De sérios e sisudos ele se tornam brincalhoes e muito prestativos.Por conta disso fizemos varios amigos no caminho e todos dizendo que podemos procura-los caso tenhamos algum problema.É sempre bom saber....

5 comentários:

  1. Olá, meu irmao! Fico até emocionada com seus relatos somados às fotos, pois tudo isso vai ficar registrado para sempre dentro de vc, numa experiencia única. Pode sumir o blog, as fotos, mas mesmo assim jamais vai se esquecer das paisagens e das sensações vividas. Pode sumir bolsinha, chave e sei lá mais o que, mas as lembranças dessa viagem e de tantas outras, jamais se apagarão. Estou feliz por vc. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Levy,
    Ficamos contentes por vc estar fazendo tão maravilhosa viagem. Aproveite bastante. Muito obrigada pelas dicas da Italia, fizemos uma viagem especular.
    Abrs,
    Giba e Marisa

    ResponderExcluir
  3. Valeu Levy/Márcio, estamos aqui acompanhando de longe, mas forte torcendo pelo sucesso. Enquanto isso estamos aprendendo um pouquinho de russo. Nossa mensagem vai metade em portugues, metade em russo:
    PRIAMA, que atrás vem gente.

    Um abração,

    Edu/Fátima.

    ResponderExcluir
  4. atravez da internet do amigo Edvaldo C. Paglioni, que também é motociclista, e esteve com Levi em Marília a uns dois anos ( possui uma Suzuki Hayabusa )estou acompanhando esta fantastica trajetória de volta ao mundo sobre duas rodas.
    do seu primo Ivan Mendes Carvalho e Silva ( Pompéia - SP )
    Desejamos que o longo caminho seje repleto de novos amigos e belas paisagens.

    ResponderExcluir
  5. Não nos encontramos por pouco, fizemos Vladivostok - Portugal de moto também.
    Belo país a Russia.

    www.roadsaround.com

    ResponderExcluir